Biografia

-♪-


  • Miguel Rabello - foto: ©Marcella Saraceni

Miguel Rabello, natural e residente do Rio de Janeiro, é compositor, cantor e violonista de destaque na cena musical carioca, tendo publicado quatro álbuns autorais: “Meia volta” (com Luísa Lacerda, 2017), “Diferente” (com Breno Ruiz, 2019), “Na caravana de fazer canções” (2021) e “Ciclo de poder” (2023), todas gravadas na Casa do Choro e lançadas pela gravadora Acari Records. É autor de obra extensa, com destacada parceria com os letristas Paulo César Pinheiro e Roberto Didio, já tendo sido cantada e gravada pelo próprio autor, além de cantores como Renato Braz, Sérgio Santos, Áurea Martins, Amelia Rabello, Nina Wirtti, Marcos Sacramento, Gabriel Cavalcante, Ilessi, Alice Passos, Anabela, Mariana Baltar e Iara Ferreira, entre outros.

 “Meia volta” , publicado em parceria com a cantora e violonista Luísa Lacerda em 2017, é o primeiro álbum de ambos os artistas. Após apresentações em importantes palcos do Rio de Janeiro, como Espaço Cultural BNDES, Centro Cultural da Justiça Federal, Casa do Choro, Centro da Música Carioca Artur da Távola, Teatro Municipal de Niterói, entre outros, a dupla realiza uma exitosa campanha de financiamento coletivo. O disco contém 15 faixas, todas canções inéditas de Miguel, 12 em parceria com Paulo César Pinheiro, e arranjos de Cristovão Bastos.

“Diferente”, seu segundo álbum, foi realizado em parceria com Breno Ruiz, compositor, pianista e cantor paulista. Focado na parceria de ambos com Paulo César Pinheiro, o disco foi gravado em formato intimista: apenas o violão de Miguel, o piano de Breno e as vozes dos dois compositores e lançado no final de 2019 com shows em São Paulo e no Rio de Janeiro .

Em meio às restrições pela pandemia de COVID-19, que adiaram a sequência dos shows de lançamento do álbum “Diferente”, Miguel lança, em 2021, o álbum “Na caravana de fazer canções”. O lançamento reflete o contexto pandêmico, tendo sido gravado em apenas uma sessão de estúdio, no formato clássico de voz e violão e lançado nas plataformas digitais com 10 faixas da parceria do compositor com os letristas Paulo César Pinheiro e Roberto Didio.

Em 2023, Miguel lança seu disco quarto, "Ciclo de poder", construído em minúcia com o letrista Roberto Didio. Nas palavras do jornalista Hugo Sukman, no álbum “Miguel e Didio descrevem em forma de um painel fascinante de canções a distopia gerada pelo colapso de um capitalismo periférico, derretendo-se em violência, angústia, marginalização da arte e das pessoas; revolta. E também força estética, beleza até.” O disco é, também, o primeiro trabalho de Miguel como arranjador para além dos arranjos dos próprios violões, assinando arranjos de sopros e banda, e conta com as participações especiais de Renato Braz, Sérgio Santos, Breno Ruiz e Alice Passos.

Miguel Rabello é filho de Cristovão Bastos (pianista, arranjador e compositor) e Amelia Rabello (cantora), professor da Escola Portátil de Música e da Casa do Choro, compositor de obra extensa com quatro álbuns publicados, com a atuação em palco em diversas apresentações em palcos importantes, em especial do Rio de Janeiro e São Paulo, além de participações em programas de rádio e televisão como o Sr. Brasil, da TV Cultura. Seu trabalho é reconhecido por nomes consagrados da música brasileira como Dori Caymmi – que, em entrevista ao Correio Braziliense, declarou: “O filho do Cristovão Bastos, Miguel Rabello, eu também gosto muito e vejo muito de mim, da minha juventude, quando o ouço tocar” – e Aquiles Reis (MPB4) – que escreveu ao Jornal do Brasil: “um jovem criador, de um gênio que tem nome e sobrenome: Miguel Rabello”






--- ♪ ---



CRÉDITOS DE PESQUISA E DO SITE

:: Pesquisa, seleção, organização e edição do site:  Elfi Kürten Fenske
::  Foto de capa do site Miguel Rabello - foto ©Marcella Saraceni
------
Página atualizada em 24.6.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário